A oncologia clínica trata o câncer utilizando medicamentos, que incluem quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e hormonioterapia.
- Quimioterapia: uso de drogas para destruir as células cancerígenas. Tem por objetivo evitar que estas células cresçam, dividem-se e criem mais células cancerígenas. Funciona como um medicamento sistêmico, viajando pela circulação sanguínea e atinge todas as partes do corpo. Existem diversos tipos diferentes de quimioterapia. De forma geral, atacam as células durante partes específicas do ciclo celular. As células cancerígenas têm este processo de forma acelerada em comparação com as células normais, fazendo com que a quimioterapia tenha maior efeito nestas células de crescimento rápido. Como estes medicamentos passam por todo corpo, podem afetar células normais e é por isto que podem causar efeitos colaterais, como náuseas e perda de cabelo. Este tratamento pode ser administrado de diversas formas, porém mais comumente isto ocorre pela via endovenosa ou oral, em um centro de infusões ou mesmo em casa a depender do medicamento. A quimioterapia mais adequada baseia-se no tipo de câncer, estágio da doença, idade e efeitos colaterais esperados e toleráveis.
- Imunoterapia: tratamento que utiliza substâncias feitas pelo corpo ou em um laboratório para reforçar o sistema imune e ajudar o corpo a achar e destruir as células cancerígenas. Pode ser utilizado sozinho ou em associação com quimioterapia e/ou outros tratamentos para o câncer. Os efeitos colaterais dependerão de qual tipo de imunoterapia você está recebendo, estando relacionados ao ataque do sistema imune a células saudáveis, sendo manejável na grande maioria dos casos.
- Terapia-Alvo: Caso você já tenha lido a expressão “medicina personalizada”, isto significa, que seu tratamento oncológico será baseado nos seus genes e aspectos genéticos específicos da sua doença. Estes genes são informações que dizem as suas células como crescer e se desenvolver. Este tratamento tem origem em estudos do genoma humano e dos genes em diferentes cânceres, que ajudaram pesquisadores a desenvolver um tratamento muito mais efetivo, além de permitir o desenvolvimento de testes genéticos e formas de prevenção. Pode ser um tratamento com menos efeitos colaterais, já que este é muito mais específico, afetando muito menos as células saudáveis. A oncologia utiliza essa personalização no cuidado médico para descobrir quais suas chances de desenvolver câncer e escolher os exames de rastreamento para reduzir seus riscos e encontrar o tratamento mais adequado conforme os genes do câncer e seus genes. O futuro do tratamento oncológico passa por uma medicina cada vez mais personalizada!
- Hormonioterapia: é utilizada na oncologia por dois motivos – tratar o câncer ou reduzir e prevenir sintomas. Mais utilizado em tumores da mama e próstata que usam hormônios para crescer. Na maioria das vezes, este tratamento é realizado em combinação com algum outro tratamento não hormonal. Como interferem na liberação ou funcionamento dos hormônios, os efeitos colaterais serão reflexo deste bloqueio. Assim os paciente podem apresentar sintomas como fogachos ou “ondas de calor”, perda da massa óssea, fadiga, sendo estes sintomas manejáveis e bem tolerados na maioria dos casos.
Agende sua consulta e converse comigo para entender um pouco mais sobre o seu tratamento oncológico.
Agendamentos:
Pelo WhatsApp: (11) 91050-5555
Pelo Telefone: (62) 3996-8500