Câncer é uma doença em que as células do corpo crescem de forma descontrolada e podem se espalhar para outras partes do corpo. Pode aparecer em qualquer parte do corpo humano, que é composto por trilhões de células.

Em situações normais, células humanas crescem e se multiplicam para formar novas células conforme as necessidades do organismo.  Quando as células ficam “velhas” ou estão danificadas por qualquer motivo, elas morrem, e então, novas células tomam o seu lugar. Às vezes, este processo não funciona da forma que deveria, fazendo com que células velhas e danificadas, multipliquem-se quando não deveriam. Estas células podem formar os tumores, que nada mais são que “pedaços” de tecido.  Estes pedaços, ou tumores, podem ser cancerígenos ou não, caso em que serão benignos. 

Os tumores cancerígenos podem se espalhar ou invadir, tecidos próximos e viajar para locais distantes no corpo, formando novos tumores, aos quais chamamos de metástases. Estes tumores também são chamados de malignos. Muitas vezes são sólidos, entretanto também podem aparecer no sangue, como as leucemias.

Os tumores benignos têm como característica não se espalharem ou invadir tecidos próximos. Quando são removidos, normalmente, não crescem novamente no local. Entretanto, muitos podem apresentar grande tamanho, levando a sintomas sérios e até risco de morte devido a sua localização, como por exemplo, tumores benignos no cérebro.

Por que o câncer se desenvolve?

Câncer é uma desordem genética que é causada por mudança em genes que controlam a forma que nossas células funcionam, mais precisamente, como crescem e se dividem.

Mudanças genéticas que podem causar o câncer podem ocorrer devido erros durante a divisão das células, dano ao DNA causado por substâncias nocivas no ambiente, como por exemplo, componentes químicos presentes no cigarro e raios ultravioletas do sol, ou podem ser herdados dos seus pais.

O corpo normalmente elimina células com DNA danificado antes que se tornem cancerígenos, contudo, esta habilidade é reduzida conforme a idade avança. Este é parte do motivo do porquê o risco de câncer aumenta conforme envelhecemos.

Temos que ter em mente que cada pessoa é única, e desta forma, o câncer é resultado da combinação de características únicas. A medida que o câncer progride, este continuará se modificando geneticamente. 

Agendamentos:

Pelo WhatsApp: (11) 91050-5555

Pelo Telefone: (62) 3996-8500

Fonte: Understanding Cancer. National Cancer Institute – NIH (2022)

Instagram
× Como posso te ajudar?